terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Métodos estratigráficos



Os métodos estratigráficos, têm grande importância nos estudos da evolução da Terra e podem também ser usados para conhecer e descrever material rochoso de determinada região.

Uma vez aplicados ao estudo das rochas, estes métodos estabelecem a correlações entre unidades estratigráficas, grande vantagem a nível estratigráfico.

Os métodos da estratigráfia podem diversificar-se em químicos, físicos e paleontológicos.

Com base em alguma pesquisa efectuada, farei então uma breve exposição sobre alguns deste métodos:

Métodos físicos:

Depósitos de varvas

Varvas são depósitos sedimentares finos, rítmicos. A sua cor varia entre tons mais claros e mais escuros de acordo com o seu teor de matéria orgânica. A sua ciclicidade indica os períodos sazonais, nois quais as zonas mais claras são as temporadas mais quentes e as mais escuros as temporadas mais frias.

Dendrocronologia

Dendrocronologia é o método quue diz respeito ao crescimento de árvores. Anualmente formam-se anéis de crescimento das árvores. A sua espessura poderá variar, sendo maior em em condições favoráveis; e com os anéis menos espessos, em "piores" condições.

Liquenometria

Método utilizado principalmente em estudo de avanços glaciares. A liquenometria avalia o diâmetro de liquens de grande longevidade.

Tefrocronologia

Método que implica a individualização das camadas de tefra, material piroclástico projectado em erupções vulcânicas que forma uma camada utilizadas como guias em estudos estratigráficos.

Radiocronologia


Chamado de "datação absoluta", é feito pelo de estudo de elementos isótopos, no processo de decaimento radiactivo.

Magnetostratigrafia


Faz o estudo das características magnéticas de rochas de diferentes idades. Sabendo-se que há inversões na polaridade do campo magnético terrestre, ciclicamente.

Resistividade


A resistividade eléctrica dos materiais é uma medida correspondente à reacção que estes têm ao fluxo de corrente eléctrica. As rochas possuem uma alta resistividade. Mas, nem todas correspondem da mesma maneira, podendo tornar-se uma característica que pode diferenciar camadas sem estarem afloradas.

Estratigrafia Sísmica

A estratigrafia sísmica consiste na emissão, recepção e registo de ondas que atravessam o material. Este corresponde de maneira diferente conforme a sua estrutura e constituição. Assim, é possível identificar estruturas constituintes do subsolo.

Termoluminiscência

É a propriedade que os minerais têm ao emitir luz quando expostos a baixa temperatura. Através da comparação da intensidade da radiação nuclear com a da termoluminiscência, pode determinar-se a idade do último aquecimento que o mineral sofreu. Este método é útil para a vulcanologia e arqueologia essencialmente.



Métodos químicos:

Teor de flúor nos ossos

Raceminação de aminoácidos

Estes métodos são utilizados através do estudo dos elementos constituintes de organismos, particularmente fósseis, que nos ajudam a estabelecer datações por medições radiométricas.

O conjunto destes métodos dá-nos a possibilidade de estabelecer correlações, fazer correspondência, temporal ou contemporaneidade, entre unidades litológicas mais ou menos afastadas geologicamente.
A auto-correlação trata-se do acompanhamento da continuidade de uma camada ou de uma sequência sedimentar.

Tendo em atenção à possível insuficiência quanto à semelhança de fácies para o estabelecimento de correlação sincronas, as unidades dizem-se sincrónicas quando:

- há continuidade e passagem lateral entre elas;

- as unidades mesmo de fácies diferentes estão enquadradas por outras equivalentes;

- possuem fósseis característicos da mesma idade;

- são da mesma idade segundo determinações radiométricas.



Bibliografia:

VERA TORRES, J. A. (1994) - Estratigrafia, principios e métodos. Ed. Rueda, Madrid

http://geopor.pt/gne/geocabula/faqs/tilito.html

http://www.oceanografia.ufba.br/ftp/Geologia_Marinha/AULA_6%20_Metodos_Datacao.pdf

http://estpal08.blogspot.com/

1 comentário:

Jocyel Pinho disse...

É raceminação ou racemização?