Ciclos Eustáticos
As alterações globais do nível do mar têm como consequência uma alternância de episódios de subida generalizada do mesmo, seguidos de outros espisódios de descida.
Chamamos ciclo eustático ao intervalo de tempo onde ocorreu uma subida e uma descida do nível do mar.
O reconhecimento dos ciclos eustáticos implica o poder de diferenciar os ciclos devido a factores locais e regionais (principalmente de origem tectónica) dos globais.
Causas dos movimentos eustáticos
Os movimentos eustáticos resultam de qualquer factor que faça variar de forma significativa o volume de água presente no oceano, a um nível global - como por exemplo mudanças climáticas sobre áreas extensas -, ou que provoque uma variação significativa do volume das bacias oceânicas, com a consequente modificação do nível da água em relação à terra firme.
Determinação dos níveis do mar
São utilizadas as marcas deixadas pelo nível do mar em depósitos geológicos presentes em arribas costeiras geologicamente estáveis para determinar os movimentos eustáticos passados, dando maior revelaâcia aos resultantes das sucessivas glaciações – processos aplicados pelos geólogos e paleoclimatologistas.
Figura ilustrativa dos factores que controlam os níveis marinhos e continentais responsáveis pelas mudanças do nível relativo do mar durante o Quaternário, segundo MÖRNER (1980):
Variação do nível médio do mar (i.e. ondulação do Geóide) em função do campo gravítico da Terra (imagem da GRACE - Gravity Recovery And Climate Experiment – da NASA):
BiBliografia:
- VERA TORRES, J. A. (1994) - Estratigrafia, principios e métodos. Ed. Rueda, Madrid
- http://www.dge.uem.br/geonotas/vol3-2/Meireles.html