sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Unidades Estratigráficas


Unidades objectivas
· Litostratigráficas (Grupo, formação, membro) - baseadas na litologia.
· Biostratigráficos (Biozonas) - baseados no conteúdo fossilífero.
· Cronostratigráficos (Eonotema, eratema, sistema, série, andar) - baseadas nas relações de idade (conjuntos de rochas formadas durante dado intervalo de tempo).

Unidades abstractas, temporais
· Geocronológicas (Eon, era, período, época, idade) - tempo correspondentes ás unidades cronostratigráficas.
· Biocronológicas - tempo correspondente às unidades biostratigráficas.

Outras unidades estratigráficas:
· Unidades litodémicas (conjunto("suite"), litodema, zonas) - baseadas na litologia e constituídas por campos líticos que não respeitam o princípio da sobreposição (rochas ígneas, metamórficas ou sedimentares muito deformadas).
· Unidades magnetostratigráficas - baseados na polaridade magnética
· Unidades alostratigráficas - conjuntos líticos separados por descontinuidades (sistemas, subdivisão em intertemas, sequências)
· Unidades tectóno-sedimentares - conjuntos líticos depositados com controlo tectónico. (episódios orogénicos, ciclos epidogénicos, variações eustáticas do nível do mar)
· Unidades pedostratigráficas - paleossados ; unidades baseadas nas propriedades eléctricas, sísmicas, minerais pesados, etc. (zonas).

Recordamos que a classificação estratigráfica se prende prioritariamente com a sucessão de rochas terrestres; contudo, em muitos locais, o registo litológico está longe de completo ou de contínuo, é, com frequência, interrompido por inúmeros diastemas, descontinuidades, superfícies de erosão, que são, em si mesmos, parte integrante da estratigrafia representam intervalos perdidos, não registados da história da terra. Na maioria dos casos, estes intervalos têm valor local ou regional podendo ser preenchidos por dados obtidos noutros locais. Representam, de qualquer modos, fenómenos de não deposição, de erosão ou de acções tectónicas com as quais a estratigrafia se preocupa, e procura interpretar de modo a melhor reconstituir a história geológica de cada região, e em geral de toda a terra.


Bibliografia:
Escrito por Nelson Ricardo
Wednesday, 29 March 2006
http://nelson.awardspace.com/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=63


(imgem: A observação de unidades estratigráficas com o mesmo conteúdo fossilífero permite a sua correlação - http://www.esec-odivelas.rcts.pt/BioGeo/ficha_31.jpg)

Sem comentários: